Rota Entre Vinhas e Pipas
Esta rota pretende dar a conhecer algum do património do concelho de Montijo, relacionado, direta ou indiretamente, com a temática do vinho, numa perspetiva enoturística.
Enoturismo, é um conceito que envolve um importante e crescente segmento da atividade turística que se fundamenta na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e tipicidade das localidades que produzem esta bebida.
O Enoturismo constitui um dos principais produtos turísticos da região de Setúbal e as Rotas constituem instrumentos privilegiados na divulgação deste produto. O Turismo vitivinícola é o principal objetivo de um dos grandes instrumentos ao serviço do Enoturismo – as Rotas de Vinho.
A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal pretende desenvolver o conceito de Enoturismo, atribuindo novas dimensões a este inigualável produto - o vinho aliando-o às potencialidades turísticas de cada região.
A Associação da Rota dos Vinhos, fundada em 2003, tem a sua sede na Casa Mãe da Rota dos Vinhos, em Palmela, edifício que foi uma antiga adega recuperada para o efeito. A Câmara Municipal de Montijo é um dos associados.
O concelho de Montijo é descontínuo geograficamente, sendo atravessado por outros dois concelhos vizinhos - Alcochete e Palmela. Não é caso único no país, não deixando por isso de ser original!
Esta rota engloba geograficamente a zona este do concelho, na freguesia da União de Freguesias de Pegões.
Viva os encantos desta rota que irá certamente aumentar o seu gosto pelos vinhos da Península de Setúbal aliado ao património da região.