Museu Jorge Peixinho

O Museu Jorge Peixinho, um espaço integrado na Casa da Música Jorge Peixinho, leva-nos a conhecer o percurso de vida, a obra, o pensamento e a música de Jorge Peixinho. Um museu sobre um músico é sempre um desafio, porque a sua produção artística é imaterial, ou seja, a música.
Em um museu sobre um pintor, ou um escultor, existem as obras materiais para expor e a nossa apreensão é visual. Neste caso, a produção de Jorge Peixinho, a sua música, tem uma dimensão que somente é percetível pelos sons. A opção foi dividir este projeto em duas fases: a primeira é documental, para se conhecer Jorge Peixinho e o seu contexto; a segunda será a sua própria música.
Na fase documental, o Museu Jorge Peixinho apresenta-nos os seguintes temas: Explorador de sons; Linha da Vida; Personalidades Marcantes; Grupo de Música Contemporânea de Lisboa; Universo Íntimo na sua Casa; Conexões com outras Artes e Artistas.
Em “Explorador de Sons” somos conduzidos para o que o motivou em toda a sua vida: a busca incessante por novas sonoridades. As pesquisas sonoras de Jorge Peixinho são um contributo para que, nos nossos dias, exista uma abertura musical plural, que invade o nosso quotidiano. Na exposição, a par do seu piano, expõe-se a sua coleção de alguns instrumentos musicais, de diferentes culturas. Revela-nos a dimensão universal de Jorge Peixinho, presente na intimidade da sua casa.
A “Linha da Vida” transporta-nos para o percurso de Jorge Peixinho, pautado pela criação musical, a par da atividade pedagógica e de divulgação da música contemporânea.
Em “Personalidades Marcantes” somos levados a conhecer, através das palavras de Jorge Peixinho, as suas Raízes, Influências e Referências musicais.
Em “Grupo de Música Contemporânea de Lisboa” demostra-se que Jorge Peixinho não estava sozinho, reunindo colegas que o acompanharam na divulgação da música contemporânea.
O “Universo íntimo na Casa de Jorge Peixinho” apresenta a sua paixão pela arte popular. O seu gosto pela visualidade unia-se à sua exploração sonora.
Por “Conexões Artísticas” entende-se a adesão a projetos com outras artes, sendo Jorge Peixinho, em alguns casos, pioneiro em Portugal.
A tecnologia vai permitir, na segunda fase deste Museu, escutar a música de Jorge Peixinho, no conforto do Jardim, ou do espaço da Casa da Música.
Prevê-se a criação de três faixas musicais: a primeira será para enquadrar a música de Jorge Peixinho no contexto geral da história da música; a segunda será a música de Jorge Peixinho comentada; a terceira será uma proposta de livre descoberta da sua música.
A melhor forma de homenagear Jorge Peixinho será auscultar a sua música. Um músico que trouxe, com toda a sua força, a Música Contemporânea para Portugal e nos fez avançar.
Casa da Música Jorge Peixinho
Av. António Mourão - 2870 Montijo