Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C
Município

Casa da Música Jorge Peixinho

logos por lisboa 2020

 

Designação do projeto |“Casa da Música Jorge Peixinho”
Código do projeto | LISBOA-04-2114-FEDER-000053
Objetivo principal | Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos
Região de intervenção |Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Montijo

Data de aprovação | 24-11-2020
Data de início | 28-10-2020
Data de conclusão | 31-12-2021
Custo total elegível |980.546,56 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 490.273,28 EUR

 

O Município de Montijo viu aprovada a candidatura “Casa da Música Jorge Peixinho” apresentada ao POR Lisboa 2020, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa (PDCT-AML), correspondendo a um investimento total de 980.546,56€ e financiamento FEDER (50%) de 490.273,28€.

A Operação consiste na reabilitação e requalificação do edifício integrado num conjunto classificado como Património de Interesse Municipal - a antiga Casa da Quinta das Nascentes - para acolher um novo equipamento coletivo, de âmbito cultural - a Casa da Música Jorge Peixinho - que beneficiará de uma estreita simbiose estabelecida com o património natural do Jardim das Nascentes, que a envolve. Notável para uma fruição de natureza e de lazer, estando inserido no Corredor Verde da cidade de Montijo, este equipamento localiza-se numa área particularmente vocacionada para atividades culturais e recreativas, de grande centralidade e excelentes acessibilidades pelas redes ciclável e rodoviária, a que é inerente um elevado potencial de atração, inclusivamente enquanto recurso turístico.

A Operação reabilitará um imóvel classificado, para integrar no Jardim das Nascentes um novo equipamento cultural, numa operação de reabilitação urbana com objetivos culturais e de ensino, com relevância para a inclusão social e a coesão territorial, bem como para o incremento da atratividade e dos recursos turísticos do concelho de Montijo e da Área Metropolitana de Lisboa.

O edifício existente apresenta um avançado estado de degradação, dependendo a sua preservação de uma reabilitação urgente, que surge integrada na estratégia municipal de Reabilitação Urbana e é destinada a um uso compatível com o contexto patrimonial. Está inserido numa área de paisagem natural urbana, atualmente já requalificada, com elevado potencial para contribuir na colmatação das carências de equipamentos e de qualificação de âmbito sociocultural. As excelentes acessibilidades e as qualidades paisagísticas do local contribuem para que o novo equipamento cultural reforce a atratividade e o potencial turístico do concelho e da Área Metropolitana.

Subscrição de Newsletter

 

Subscreva abaixo a informação municipal para ficar a par de todas as novidades do Concelho do Montijo.

contacto geral

Câmara Municipal do Montijo

Rua Manuel Neves Nunes de Almeida

2870-352 Montijo

T 212 327 600

F 212 327 608

E geral@mun-montijo.pt

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze