Exposições
27 de novembro a 6 de fevereiro 2021
“Subconsciente” | Escultura, joalharia contemporânea e moda
Valentim Quaresma
Foi na joalharia contemporânea e na escultura que Valentim Quaresma deu forma à sua arte. Sendo um dos designers portugueses que mais aplausos recolhe, tem no upcycling uma das suas maiores referências e fonte de inspiração.
O processo de criação de Valentim Quaresma envolve a reutilização criativa dos mais diversos materiais, muitas vezes materiais banais, do nosso dia-a-dia, conferindo-lhes um novo valor, uma nova função, transformando as coisas simples do quotidiano em arte.
“Subconsciente” é uma exposição, cheia de criatividade, onde Valentim Quaresma coloca em diálogo obras suas nas três áreas que têm feito parte do seu percurso artístico: escultura, joalharia contemporânea e moda.
Horário: 3.ª a sábado: 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.Entrada gratuita.Nota: No cumprimento das orientações das autoridades de saúde, só é permitida a presença de duas pessoas de cada vez, sendo obrigatório o uso de máscaras de proteção nos equipamentos municipais culturais (Galeria Municipal, Museu Municipal Casa Mora e Museu Agrícola de Atalaia).
14 de agosto a 21 de novembro de 2020
“Através da pele” | Escultura, desenho, pintura e vídeo
Tony Cassanelli
"O conhecimento da natureza profunda dos seres humanos e das várias culturas que os vestem e condicionam" é, sem sombra de dúvida, a característica básica da poética artística que Tony Cassanelli imprime nos seus trabalhos. A sua grande paixão é a escultura mas, também, o desenho, a pintura e o vídeo vão marcar presença nesta exposição. Propõe-nos uma exposição que nos convida a uma reflexão, como o título indica, sobre a pele que diz o autor "ser o corpo da alma". Uma exposição imersiva, muito ao sabor desta nova "normalidade"que vivemos hoje, uma exposição que convida os seus visitantes a momentos reflexivos, de introspecção pessoal, convidando as pessoas a "penetrar" no espaço que as rodeia.
Horário: 3ª a sábado* das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
*Na sequência do estado de emergência decretado devido à pandemia da covid-19 e das medidas de limitação à circulação nos fins de semana de 14, 15 22 e 23 de novembro, informa-se que a Galeria Municipal irá encerrar ao sábado à tarde.
Entrada gratuita.
Nota: No cumprimento das orientações das autoridades de saúde, só é permitida a presença de duas pessoas de cada vez, sendo obrigatório o uso de máscaras de proteção nos equipamentos municipais culturais (Galeria Municipal, Museu Municipal Casa Mora e Museu Agrícola de Atalaia).
Com o "Batôn" nos dentes | desenho e pintura
Isabel Sabino e Paula Sousa Cardoso
Também na História de Arte, o preconceito de género secundarizou o talento e a importância das mulheres artistas, mantendo-as ausentes de museus e espaços de arte, por isso, para terminar o ciclo comemorativo dos seus 20 anos, que tem trazido a público, artistas que fazem parte da sua história, a Galeria Municipal exibe, agora, a obra artística de duas mulheres:
Isabel Sabino, possuidora de um riquíssimo percurso artístico e académico, que nos apresenta uma série de desenhos centrados em personagens femininas;
Paula Sousa Cardoso, vencedora do Prémio Vespeira na VII Bienal de Artes Plásticas, que nos traz uma série de trabalhos onde “cruza interiores bem decorados com sinais e/ou objetos, por vezes, estranhos”.
Patente até 31 julho 2020
Entrada gratuita.
Nota: No cumprimento das orientações das autoridades de saúde, só é permitida a presença de duas pessoas de cada vez, sendo obrigatório o uso de máscaras de proteção nos equipamentos municipais culturais (Galeria Municipal, Museu Municipal Casa Mora e Museu Agrícola de Atalaia).Para aceder ao catálogo clique aqui
Memórias... Sensações...: pintura e escultura
Gil Maia, Pedro Figueiredo e Pedro Moreno Ramos
Inauguração: 18 de janeiro 2020 | 16h00
Memória é a capacidade de adquirir, armazenar, recuperar e evocar informações e segundo Ebbinghaus, sensações são conteúdos da consciência “produzidos imediatamente na alma por excitações exteriores, sem intermediários específicos”.
Os trabalhos aqui apresentados por Gil Maia, Pedro Figueiredo e Pedro Moreno Ramos têm em comum: a evocação das suas memórias e das suas sensações.
Esta exposição, realizada em parceria com a Galeria de São Mamede é, assim, um convite à sua partilha.
Visite a exposição, aproveitando para conhecer a perspetiva destes autores!
Patente até 29 de fevereiro de 2020
Entrada livre
Horário: Segunda a sábado: 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Para aceder ao catálogo clique aqui
Reencontros 20 anos 1999-2019: a exposição comemorativa
Inauguração: 30 de novembro às 16h00
Marcelino Vespeira, Fernando de Azevedo, João Vieira, Nikias Skapinakis e Rolando Sá Nogueira
No próximo dia 18 de dezembro, a Galeria Municipal, espaço incontornável da cultura na nossa cidade, comemora 20 anos de atividade, 20 anos a promover a divulgação das Artes Plásticas em geral.Para comemorar esta data, tão significativa, foi preparado um ciclo de exposições coletivas que irá até abril de 2020, que se iniciou em agosto.
A exposição “Reencontros” é uma evocação do percurso histórico deste espaço, voltando a trazer à galeria, cinco dos mais distintos artistas plásticos do século XX em Portugal, cinco figuras fulcrais da nossa História da Arte: Marcelino Vespeira, Fernando de Azevedo, João Vieira, Nikias Skapinakis e Rolando Sá Nogueira, todos eles foram homenageados por ocasião do Prémio Vespeira.
Patente até 11 de janeiro de 2020 | Entrada livre
Horário: 2ª a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Para aceder ao catálogo clique aqui
Viajantes: pintura, escultura, joalharia e gravura de Inês Almeida, Saskia Moro e Paulo Neves
Inauguração dia 12 de outubro 2019
“Viajantes”, a segunda exposição do ciclo comemorativo do 20.º aniversário da Galeria Municipal do Montijo, em parceria com a Galeria Valbom, conta com a participação de três artistas que aqui se reencontram.
Através das esculturas em madeira de Paulo Neves, da joalharia e gravura de Inês Almeida, bem como da pintura e da obra sobre papel de Saskia Moro, somos convidados a uma reflexão sobre o jogo da vida e os vários percursos que ela nos apresenta, sobre os migrantes que trazem consigo as suas memórias e sobre os peregrinos (romeiros) que caminham em busca da sua devoção.
Não perca a oportunidade de conhecer o olhar destes autores.
Entrada livre.
Patente até 23 de novembro 2019
Horário: segunda a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Para aceder ao catálogo clique aqui
Origem(s): coletiva de artes
Inauguração 14 agosto 2019 | 18h00
Com esta exposição a inaugurar no Dia da Cidade de Montijo, 14 de agosto, dá-se inicio a um ciclo de exposições coletivas que visam comemorar o 20.º aniversário deste espaço cultural, apresentando diversos autores locais, que nos apresentam, através dos seus trabalhos, o seu talento, em áreas tão diversas como pintura, fotografia, ilustração, escultura, gravura, BD e outros.
Entrada livre
Patente até 3 de outubro 2019
Horário: 2.ª a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Para aceder ao catálogo clique AQUI
(a)mar, enquanto o barro não dorme: exposição de cerâmica | António Vasconcelos Lapa
Inauguração da Exposição | 15 junho | 17h00
A Galeria Municipal recebe António Vasconcelos Lapa. Numa exposição concebida especialmente para a nossa Galeria, poderemos descobrir o fantástico mundo criado por este artista.
Esta exposição, de cerâmica contemporânea, que se realiza em parceria com a Galeria Arte Periférica, traz-nos peixes, sereias, anémonas, ouriços, cracas, tudo o que o nosso imaginário pode encontrar nos oceanos. A base de execução dos seus trabalhos é o grés (vidrado) e o barro (polido), onde são adicionados outros materiais.
Filho do pintor Manuel Lapa, António Vasconcelos Lapa nasceu em Lisboa, em 1945. Formado em Escultura Decorativa pela Escola António Arroio, possui também o curso de cerâmica do “Instituto Statale d’Arte per la Ceramica”, de Faenza, Itália, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Venha descobrir o mundo maravilhoso de António Vasconcelos Lapa!
Entrada livre
Patente até 3 de agosto de 2019
Horário: 2ª a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Elementa | Mariana Marote
Dia 9 Março | 16h00 - Inauguração da Exposição
Exposição integrada nas comemorações do Dia Internacional da Mulher
Mariana Marote é uma jovem, cujas origens, do seu lado materno, estão no Montijo. O seu percurso na Arte é deveras promissor, tendo sido reconhecida com o Prémio Aquisição do seu trabalho “Herbarium Caminhada”, na Bienal de Cerveira de 2013 e recebido Menção Honrosa na 8ª Bienal de Vila Verde (2014).
Participou, entre outras, na exposição coletiva “Paisagens inesperadas” no Museu de Arte Contemporânea do Chiado em 2015, e no ano seguinte, numa das exposições inaugurais do MAAT, “Segunda Natureza”.
O trabalho artístico que Mariana Marote desenvolve centra-se, principalmente, na experimentação das propriedades físicas e químicas da fotografia e nas suas possibilidades métricas.
Patente até 20 de abril 2019
Horário: 2.ª feira a sábado: 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
As Voltas dos Sonhos Perfilados em Ti: escultura | Pedro Figueiredo
Inauguração | 19 jan 2019
2.ª feira a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 | Entrada livre.
Numa parceria com a Galeria de São Mamede, consiste numa exposição de escultura, da autoria de Pedro Figueiredo.
As suas esculturas, embora figurativas, revelam-nos "um universo de sentimentos ou circunstâncias onde as associações são livres, o que é apenas possível quando se fala de Arte".
Foi-lhe atribuído, em 2003, o Prémio Revelação da XII Bienal de Arte Internacional de Vila Nova de Cerveira, expõe desde 2001 e está representado em diversas instituições nacionais e internacionais.
Patente até 02 de março 2019.
Para aceder ao catálogo clique AQUI
Odes: corte e pintura sobre livros: exposição | Arlindo Abreu
Professor de Educação Musical, estudou Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Salamanca.
O artista nasceu por acaso! O motivo? Uma arca cheia de velhos livros de música!
Arlindo Abreu, explora individualmente os seus processos e técnicas de corte sobre papel e livros antigos de música, numa construção e aglomerado arquitetónico em 3 dimensões. Os seus trabalhos refletem uma desconstrução e reconstrução dos elementos essenciais das obras musicais, numa tentativa de descodificação da linguagem musical.
Patente até 12 de janeiro 2019.
Entrada livre
2.ª feira a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Para aceder ao catálogo clique AQUI
Crônicas: exposição de pintura de Carlos Farinha
2.ª feira a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 | Entrada livre
Carlos Farinha expõe o seu trabalho desde 1990, foi um dos dois artistas portugueses que estiveram presentes, no final de Abril, na Art Beijing deste ano. Nos seus quadros faz questão de misturar as influências que vai recolhendo, tendo como grande referente (político e social) o seu dia-a-dia. Aproveite esta exposição e visite a Galeria Municipal.
Entrada livre
Patente até 17 de novembro 2018
2.ª feira a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Para aceder ao catálogo clique AQUI
Arqueologia: desenho científico e outras histórias | Guida Casella
Por ocasião do 33º Aniversário da Cidade do Montijo, dia 14 de agosto, a Galeria Municipal acolhe as obras de Guida Casella que, por sua vez, comemora também 20 anos do seu trabalho em ilustração científica.
Nesta exposição, além de uma pequena retrospetiva do seu percurso, poderemos ver ainda “… uma série de desenhos de grande dimensão em carvão vegetal, das ruínas industriais do Montijo], onde vou ter oportunidade de unir o património com a componente estética”.
Não deixe de conhecer o trabalho desta artista, que há dez anos fez do Montijo, o seu lar.
Patente até 22 de setembro 2018.
Para aceder ao catálogo clique AQUI
Paralelismos: exposição de escultura | Pedro Moreno Ramos
2.ª feira a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 | Entrada livre.
O jovem escultor Pedro Moreno Ramos converge na sua obra a solidez da escultura clássica e a irreverência da escultura contemporânea. Nesta exposição ao contrapor a figura humana e a figura animal num frente-a-frente assimétrico, como se de um efeito espelhado se tratasse, o artista desafia-nos a uma autorreflexão que nos coloca no vértice de um triângulo que fala sobre a nossa própria existência.
Pedro Moreno Ramos nasceu em Lisboa em abril de 1990 e desde cedo descobriu o gosto pelas artes. Ainda no secundário, onde optou pela área artística, participou em várias exposições coletivas.
Frequentou a Faculdade de Belas Artes de Lisboa onde, concluiu a Licenciatura em Escultura e o Mestrado em Escultura Pública. Sempre se destacou pela criatividade e irreverência do seu trabalho.
A exposição Paralelismos é uma parceria entre a Galeria Municipal do Montijo e a Galeria São Mamede.
Poderá aceder ao catálogo AQUI
Expressões IV: as escolas na Galeria
Entrada gratuita
Patente até 19 de maio de 2018
Horário: 2.ª a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 | Entrada livre.
6 Artistas de Macau: exposição coletiva | Karen Yung, Tang Kuok Hou, Sylviye Lei, Lai Sut Weng, Eric Fok e Lai Sio Kit
Patente até 28 de abril
Entrada livre
Horário: 2.ª a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Para aceder ao catálogo clique aqui
Retratos e outras paisagens: pinturas e fotografias | Alexandre Cabrita
Patente até 17 de Março 2018
Entrada Livre
Horário: 2.ª a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Para aceder ao catálogo clique aqui
Cardume: desenho | Jorge Leal
Patente até 10 de Fevereiro 2018
Entrada Livre
Horário: 2.ª a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Para aceder ao catálogo clique aqui
Memória entre Céu e Água:
pinturas, aguarelas e outros objetos | Saskia Moro
Patente até 6 de janeiro 2018
Entrada Livre
Horário: 2.ª a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Para aceder ao catálogo clique aqui
[De]Constructions:
[De]Construções: Série II: pintura: exposição | Gil Maia
A exposição ficará patente até 18 de novembro 2017
Entrada Livre.
Para aceder ao catálogo clique aqui
Trívia: gravura, desenho e fotografia
exposição | Mariana Teixeira, Teresa Carreira e Pedro Moço
A exposição está patente de segunda-feira a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Entrada livre.
Patente até 30 de setembro 2017