Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

MURAL 18 - Programação Cultural em Rede

1400x550 Mural18

 

O Mural 18 iniciou a sua programação em janeiro de 2021. Através deste projeto, os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) irão desenvolver um conjunto de eventos em múltiplas áreas artísticas (música, teatro, dança, artes de rua, etc.), prioritariamente ao ar livre, e em espaços que valorizam o património cultural e paisagístico do nosso território, contemplando, sempre que possível, ações de itinerância.

A programação cultural Mural 18 conta com a comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no valor de 1,5 milhões de Euros, e une agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material.

Num momento especialmente delicado para o setor cultural e para os agentes e estruturas envolvidas na sua conceção, produção e dinamização, os municípios da Área Metropolitana de Lisboa, de uma forma unânime, concertaram sinergias e vontades, e montaram uma programação com impacto na subsistência de quem faz da cultura a sua vida, mas que é também uma tomada de posição clara acerca da importância das atividades culturais na vida da nossa comunidade.

Tendo em conta as determinações ao abrigo do novo estado de emergência no atual contexto de pandemia de covid-19, as ações decorrem exclusivamente em streaming ou em gravação vídeo na plataforma cultural www.mural18.pt  e incluem música, teatro, poesia, dança, leitura, exposições e performances diversas.

Construção de Mural de Arte Urbana

Realizou-se no dia 12 de fevereiro o sorteio dos artistas que vão pintar murais originais nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, no âmbito da iniciativa cultural em rede, Mural 18.

Através do sorteio, Montijo irá receber a artista Tamara Alves que irá pintar um mural de arte urbana. O local a intervir será a empena do prédio localizado na Rua Jorge de Sena, 227 - Bairro do Esteval – Montijo.

A evolução dos trabalhos, que terão início a partir do dia 21 de abril, e que se prologarão pelo mês de maio, poderá ser acompanhada ao vivo e também na plataforma Mural 18.

Tamara Alves é uma artista visual e ilustradora portuguesa, atualmente radicada em Lisboa. É licenciada em Artes (ESAD-IPL) e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas (FBAUP) tendo como tema de investigação “Activismo Público em Contexto Urbano”. Sempre se interessou por um tipo de trabalho inserido no mundo, fascinado pela estética das ruas e pelo contexto urbano, de forma a apresentar as suas obras na rua ou nos espaços públicos.

Tamara Alves tem vindo a tecer uma narrativa que celebra de forma crua e poética a vitalidade primitiva das fortes sensações, do devir animal, da paixão bruta, em oposição à deliberação racional. Partindo da ideia de que os nossos instintos são o que nos define, a artista invoca um universo de figuras humanas (femininas) e animais em interação com a paisagem natural e objetos imbuídos de uma forte carga simbólica que nos convida a abraçar sentimentos como um selvagem e indomado força motriz. Um universo onde o amor, sempre amor (que é ferida, dor, lágrimas, mas não menos prazer, alegria, êxtase), pode ser fruto de um impacto, de um acidente, crescendo dentro de nós como uma flor silvestre.

  • Tamara Alves 1
  • Tamara Alves 3

Tamara Alves 2

 

Com esta iniciativa, pretende-se, não só, apoiar financeiramente os artistas envolvidos no projeto, mas também, fomentar o interesse pela arte urbana contemporânea em toda a área metropolitana de Lisboa, e criar focos de interesse nos espaços públicos intervencionados.

No final de maio, será construído um roteiro de arte urbana na área metropolitana de Lisboa, com a totalidade das intervenções.

As obras servirão para responder ao repto lançado pela Área Metropolitana de Lisboa, relativamente à existência de traços comuns que caracterizem a identidade, a cultura e a vivência neste vasto território.

Espelharão, por isso, uma visão pessoal e artística relacionada com o património cultural e natural, a arte, a cultura, e as respetivas vivências e apropriações, e não poderão conter referências xenófobas, sexistas, obscenas ou violentas.

Através do Mural 18, que resultou de uma candidatura apresentada pela Área Metropolitana de Lisboa, e pelos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020, está a ser desenvolvida uma vasta programação cultural, que une agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material. 

Saiba mais em www.mural18.pt 

 

Subscrição de Newsletter

 

Subscreva abaixo a informação municipal para ficar a par de todas as novidades do Concelho do Montijo.

contacto geral

Câmara Municipal do Montijo

Rua Manuel Neves Nunes de Almeida

2870-352 Montijo

T 212 327 600

F 212 327 608

E geral@mun-montijo.pt

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze