08. Pereira Caldas (engenheiro agrónomo) 1895-1958

Continue a rota pelas freguesias rurais do concelho pela EN4 em direção a Santo Isidro de Pegões, pare em frente ao edifício da antiga junta de freguesia de Santo Isidro de Pegões, onde poderá apreciar um busto em bronze de Pereira Caldas.
Inaugurado a 3 de julho de 1968, esta é uma obra de agradecimento a este engenheiro agrónomo que, entre 1941 e 1948, foi presidente da Junta de Colonização Interna, entidade responsável pelo projeto arquitetónico de fixação de colonos - o Colonato de Pegões, da autoria do Arquiteto Eugénio Correia.
Este organismo oficial, criado em 1936, dependia do Ministério da Economia e tinha como objetivo fomentar a agricultura em Portugal continental e ultramarino, colonizando “os baldios, terrenos públicos e propriedades privadas beneficiárias de infraestruturas hidráulicas”.
Av. Rovisco Pais 58
2985-154 Santo Isidro de Pegões