Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Museu Agrícola da Atalaia

Desde 1997 que a Quinta Nova da Atalaia constitui um importante núcleo museológico do concelho do Montijo, dedicado à temática agrícola.

O conjunto edificado e o pomar que constituem a Quinta musealizada localiza-se no perímetro urbano da Atalaia, junto à escadaria do Santuário.

Espaço pedagógico por excelência, o Museu Agrícola da Atalaia, é um testemunho do passado agrícola e da prática de técnicas e saberes tradicionais aplicados sobretudo ao azeite e vinho, que contribui para promover, conservar e divulgar os bens culturais relacionados com a vida rural que marcam a história social e económica do concelho do Montijo.

Vestígios da construção primitiva fazem remontar a origem desta propriedade agrícola ao século XVIII.

Contudo é de 1874 o primeiro documento conhecido que descreve a Quinta Nova da Atalaia, era então constituída por: casas de habitação, que corresponde hoje à casa principal, edifício ampliado no século passado; adega; casa para caseiro; casa da malta, (expressão comum na época para designar os trabalhadores rurais); abegoarias para instalar o gado; palheiros; celeiros; cavalariça; dependências para lavoura; dois poços; pomar; olival; vinha; terras de semeadura e pinhal.

A Quinta conheceu diversos proprietários, pertencendo à família Santos Fernandes no século XX, responsável maior pelo desenvolvimento da produção agrícola local, aplicando a tecnologia mais avançada do seu tempo.

O Museu Agrícola da Atalaia aberto ao público em 1997, foi requalificado em 2009 dentro do conceito da exposição temática e da musealização de sítio, para preservar a história e a memória de uma casa agrícola onde no passado se produzia sobretudo azeite, vinho e fruta.

 

Percursos

A partir dos espaços e dos equipamentos de produção e fabrico do azeite, vinho e aguardente e de uma Exposição evocativa das práticas agrícolas tradicionais constituiu-se um percurso museológico, em torno destes produtos agrícolas, que no passado foram símbolos de prosperidade rural do concelho do Montijo.

Lagar de Azeite

A musealização deste lagar permite conhecer um moinho de duas galgas cilíndricas de tração mecânica, duas prensas, equipamentos e utensílios utilizados no fabrico do azeite.

Estamos perante um exemplar de Arqueologia Industrial, onde a sua manutenção, incluindo o sistema de moagem da azeitona em funcionamento, proporciona o conhecimento de um património raro. Chegou até nós em muito bom estado de conservação, podendo funcionar didaticamente, para mostrar todo o processo de produção do precioso líquido.

Lagar de Vinho e Adega

O concelho do Montijo integra-se numa região produtora de vinho desde épocas muito remotas. A visita a estes espaços permite conhecer, para além da arquitectura rural própria deste tipo de actividade, o processo de produção, conservação e armazenamento do vinho. O lagar é constituído por lagariças, uma prensa de considerável dimensão e quatro depósitos de fermentação. Na adega podem observar-se tonéis de grande capacidade.

Destilaria

Apresenta um alambique para produção de aguardente com caldeira, fornalha, vasos, prato e refrigerador.

Reservas Visitáveis

Estas reservas permitem trazer junto do público a totalidade dos objectos doados por particulares ao Museu Agrícola da Atalaia relacionados com a vida rural da região.

Pomar e Horta   

A horta, constituída por pequenas leiras cultivadas com leguminosas, tem por objectivo a sensibilização da população escolar para o conhecimento e preservação das actividades agrícolas tradicionais. O pomar de citrinos (laranjeiras e limoeiros), permite o acompanhamento do processo de produção dos frutos (floração, crescimento, maturação e apanha), de salientar a conservação do sistema de rega tradicional.

 

Coordenadas GPS: 
Latitude - 38º 42'29.94ºN
Longitude - 8º 55'23.66ºW
 
Contactos
Museu Agrícola da Atalaia
Largo da Feira
2870 – 706 Atalaia
Telef.: 212 314 667
E-mail: cultura@mun-montijo.pt

Horário: De 3ª a 6ªfeira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 | Sábado: das 14h00 às 18h00

Consulte abaixo a brochura do Museu Agrícola da Atalaia

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze