Presidente visita a EB Alto Estanqueiro
Uma das questões mais evidenciadas na reunião foram as carências económicas evidentes naquela comunidade educativa. A coordenadora da escola do Alto Estanqueiro, Carmem Mileu, expressou a sua preocupação com o número significativo de alunos de famílias desestruturadas “Temos alunos com sérias dificuldades económicas. A cada ano a situação piora. Este ano está caótico. Temos muitos alunos a sair, porque as famílias emigram e outros a entrar com dificuldades económicas enormes, e que vêm das cidades para perto dos avós, onde encontram rendas mais baixas.”
Nuno Canta relembrou que “os refeitórios escolares são um dos grandes instrumentos de apoio social que a autarquia faz. Muitas vezes, este serviço não é valorizado, mas garante uma refeição diária”.
A professora Dora Granjo da EB da Jardia solicitou à autarquia uma solução para controlar a praga de lagartas que invadem o espaço escolar. O presidente esclareceu que a autarquia encontra-se a preparar um contrato com uma empresa, de modo a que, ainda este ano, se possa começar a combater a praga. “Temos que fazer uma programação anual para combater a praga nos períodos corretos. Estamos a fazer uma inventariação dos locais, nomeadamente junto às escolas, para podemos implementar este plano de contingência”, explicou o autarca.
Tolentino Gomes, secretário da União de Freguesias da Atalia e do Alto Estanqueiro-Jardia, alertou para a necessidade de mais salas de pré-escolar na zona do Alto Estanqueiro-Jardia.
O presidente esclareceu que já está adjudicada a obra de reconversão da antiga escola básica (desativada) em Jardim de Infância, com duas salas JI e um espaço multiusos. O autarca adiantou, ainda, que espera ter a obra concluída e as duas salas de jardim-de-infância a funcionar no próximo ano letivo.
“A escola pública é uma prioridade para a Câmara Municipal do Montijo, porque é o local onde se formam os novos cidadãos e os novos munícipes. É fundamental criarmos pessoas cada vez mais esclarecidas e providas de conhecimento”, salientou o presidente.
No final do encontro, o presidente deixou uma última palavra de agradecimento aos presentes, sublinhando a importância de uma relação de proximidade entre a autarquia e a comunidade escolar: “queremos estar próximos dos professores, dos funcionários, falar convosco, conhecer as vossas preocupações e as vossas visões para criarmos em conjunto uma comunidade educativa.”![]()