8.ª edição da Feira Quinhentista de Aldeia Galega
De 8 a 10 de setembro a cidade do Montijo volta a receber a Feira Quinhentista de Aldeia Galega-Montijo, que assinala as comemorações sobre a data de atribuição do foral novo a Aldeia Galega, no âmbito da reforma dos forais promovida por D. Manuel I.
O evento pretende enquadrar os seus visitantes num ambiente de realização dos ofícios de época, de visita de mercadores de outras paragens, de tascas e tavernas com vários folguedos de dança, música, poesia, saltimbancos.
Na reunião de câmara de 26 de julho foi aprovado o Protocolo de Cooperação a celebrar entre o Município do Montijo e a Associação Cultural História e Património, ALIUS VETUS, com vista à organização e realização da Feira Quinhentista de Aldeia Galega – Montijo.
“Para preparar e organizar a Feira Quinhentista de Aldeia Galega – Montijo a Associação solicitou o apoio financeiro no valor de 8 mil euros para a ajudar a custear o programa cultural” afirmou o vereador, responsável pelo pelouro da cultura, José Manuel Santos.
O município assegura à Associação ainda apoio logístico e de divulgação e esta compromete-se a assegurar toda a animação cultural necessária à realização do evento.
A proposta foi aprovada com 6 votos a favor do PS (2), da CDU (2), do PSD (1) e, também, 1 abstenção do PSD.