Atalaia cumpre tradição secular
A abertura das Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, contou com a presença de representantes de diversas entidades oficiais, no dia 25 de agosto, junto à sede da União das Freguesias da Atalaia e do Alto Estanqueiro – Jardia.
As festas iniciaram-se ao som da Fanfarra dos Bombeiros e do Grupo de percussão “Batucando”, seguindo-se as intervenções do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta e do presidente da União das Freguesias da Atalaia e Alto-Estanqueiro Jardia, Luís Morais.
“Para quem é de cá as festas dispensam apresentações. Para quem nos visita teremos muito gosto em mostrar as crenças e tradições. As nossas festas têm caraterísticas únicas” referiu o presidente da junta, Luís Morais agradecendo a todas as entidades envolvidas na realização das festas, assim como, ao comércio local e aos moradores pela tolerância no período das festas.
O presidente da Câmara enalteceu a realização “de mais uma edição da Festa Grande. Voltamos a cumprir uma tradição secular das nossas gentes e evocamos os valores das raízes mais profundas das nossas populações” afirmou.
“As festas da Atalaia são um destino que amarra Atalaienses e forasteiros, festeiros e visitantes numa mensagem todos os anos renovada de encontro entre pessoas e culturas” relembrando que as mesmas resultam de um esforço conjunto entre a Câmara, a Junta, a Comissão de Festas, os Círios, o Santuário e o movimento associativo.
No dia 25 de agosto a abertura contou também com a abertura da II Mostra de Vinhos, Mel e Azeite no Museu Agrícola da Atalaia.
Para além da animação e bailes nos círios, o palco das Festas, nessa noite, contou com a atuação do grupo de zumba da Sociedade de Alcochete com Sandra Menisse, de “Os Irmãos La” e “Los Romeros”.