Casa da Música Jorge Peixinho estreia identidade visual inovadora baseada no legado do maestro

A proposta vencedora do concurso para a criação da identidade gráfica da Casa da Música Jorge Peixinho apresenta um logotipo dinâmico e versátil, inspirado na expressão artística e na gestualidade do próprio maestro.
A Casa da Música Jorge Peixinho já possui uma imagem gráfica, resultado do concurso realizado entre janeiro e fevereiro deste ano, cujo objetivo era criar um logotipo e símbolo que representassem o novo equipamento cultural do município do Montijo de forma moderna e adaptável a diferentes suportes.
A designer Ana Viana, que participou com o pseudónimo Faísca, foi a vencedora com uma proposta que apresenta um logótipo dinâmico, com possibilidade de inúmeras variações de símbolos "abstratos", inspirados no movimento e na performance musical do maestro Jorge Peixinho.
Ana Viana desenvolveu 96 símbolos distintos, todos criados ao som das obras de Jorge Peixinho, resultando numa imagem única e marcante, com grande capacidade de adaptação e renovação. O conceito criativo da designer assenta na possibilidade de constante inovação e na criação de ainda mais símbolos, reforçando a diversidade e a interação entre os diversos campos artísticos, em harmonia com os objetivos, história e missão da Casa da Música Jorge Peixinho.
Para assegurar a uniformização da identidade visual, o logotipo obedece a algumas regras, como o uso de uma única cor (preto, na versão principal) e a aplicação de uma grelha de construção e tipografia específicas. As versões positiva e negativa do logótipo têm igual importância e ambas podem ser utilizadas em diferentes suportes e contextos.
A nova identidade gráfica da Casa da Música Jorge Peixinho promete não só simplicidade, organização e clareza na comunicação visual da marca, mas também flexibilidade na criação de materiais relacionados a eventos temporários.
A proposta vencedora contempla a possibilidade de colaboração com outros designers e artistas na elaboração de cartazes e identidades de eventos, o que pode enriquecer ainda mais a imagem e comunicação.
Com uma marca própria, forte e elástica, a Casa da Música Jorge Peixinho dá um importante passo na consolidação da sua identidade e na comunicação com o público e reforça a importância do design de comunicação no âmbito cultural, destacando o papel dos profissionais da área na criação de identidades que reflitam a essência e os valores das instituições que representam.