K72 reforça preparação das famílias para situações de emergência
Preparar uma mochila de emergência, definir pontos de encontro e estabelecer um plano familiar de atuação são algumas das medidas que passam a estar mais acessíveis aos cidadãos através da K72, uma aplicação gratuita desenvolvida no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil do Montijo.
A ferramenta foi apresentada a 5 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa sessão que contou com a presença de responsáveis nacionais e locais da área da proteção civil e do poder autárquico. A mesa de honra integrou o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Fernando Caria, o Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, o vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Flávio Massano, e o presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Francisco Brito.
Estiveram ainda presentes o Diretor Nacional de Prevenção e Gestão de Riscos, Carlos Mendes, em representação do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, João Oliveira, da ANEPC, bem como diversos autarcas, representantes das forças de segurança e de proteção civil.
Desenvolvida por Carlos Batista, coordenador da Unidade Local de Proteção Civil do Montijo e Afonsoeiro, a K72 foi apresentada por André Morais, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil do Montijo. A aplicação permite preparar uma mochila de emergência para 72 horas, elaborar um plano familiar, definir pontos de encontro e gerir reservas de bens essenciais.
Na sua intervenção, Francisco Brito destacou a importância de envolver as famílias na preparação para situações de emergência, sublinhando o papel da prevenção e da sensibilização da população.
Também Flávio Massano salientou que «a proteção civil começa em casa, em cada um de nós, e também nas escolas», reforçando a importância de promover uma cultura de prevenção junto das comunidades.
O Secretário de Estado da Proteção Civil destacou o contributo da K72 para a preparação dos cidadãos, considerando que se trata de um «instrumento de preparação e capacitação dos cidadãos», com um papel importante na promoção da literacia para o risco.
A encerrar as intervenções, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, destacou a importância do projeto para a segurança das populações e sublinhou o papel dos cidadãos na prevenção. «Não estamos a transferir responsabilidades, mas sim a dar ferramentas aos cidadãos», afirmou.
A aplicação é gratuita e está disponível para dispositivos Android e iOS, em português, inglês e espanhol, permitindo aos cidadãos aceder a ferramentas práticas para organizar a resposta familiar e reforçar a preparação perante situações de risco.