Programa Montijo Ajuda garante vales de compras a famílias carenciadas
O Programa Municipal de Apoio à Aquisição de Bens de 1.ª necessidade (PMAAB) – Montijo Ajuda foi aprovado na reunião de câmara de 26 de julho que trará, aos agregados familiares que contam com apoio alimentar, vales de compras para usar no comércio tradicional.
“Este programa é um reforço a quem usufrui do apoio alimentar, ou seja, quem está na última linha das necessidades” explicou a vice-presidente Maria Clara Silva informando que “um agregado com uma pessoa receberá 15 euros por mês, um agregado com duas pessoas - 20 euros, com três pessoas - 25 euros, e com quatro ou mais - 30 euros”.
Maria Clara Silva esclareceu, ainda, que “este apoio não é dado em dinheiro às pessoas, mas em vale. Os beneficiários irão às diferentes superfícies comerciais que connosco protocolarem e farão as suas aquisições. Depois, será o estabelecimento comercial que, junto da Câmara receberá a verba que as pessoas lá gastarem”.
“Os vales de compras, aos agregados familiares residentes na União das freguesias do Montijo e Afonsoeiro, serão entregues nos serviços sociais da Câmara, aos residentes nas outras freguesias, serão entregues nas respetivas sedes” esclareceu a vice-presidente.
“Entendemos que é uma ajuda, para um momento difícil que as pessoas atravessam da sua vida, que esperemos seja o mínimo possível” concluiu a autarca.
O programa tem a duração de um ano com avaliações trimestrais dos beneficiários, por parte dos serviços municipais.
A proposta foi aprovada por unanimidade.