Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Aprovado Orçamento dos SMAS Montijo

Smas 1400x550 1 1024 2500 1 1024 2500
2020/11/27

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Montijo (SMAS Montijo) vão contar com um orçamento de 6 474 720,00 euros para o ano de 2021. Os documentos previsionais foram aprovados na reunião de câmara de 25 de novembro, com os votos a favor do PS os votos contra do PSD e da CDU.

O orçamento prevê um aumento, relativamente ao orçamento de previsional de 2020, de 268.240,00€.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo garantiu que “Os preços da água não sobem. Não há qualquer atualização, nem extraordinária, nem através de uma atualização da inflação. À semelhança de anos anteriores os preços são mantidos”.

Apenas a tarifa de saneamento será atualizada com inflação explicou o autarca: “Esta tarifa não é gerada pelos custos que os SMAS têm, diretamente no seu funcionamento, mas é pelos custos que temos de pagamento à Simarsul. Por isso, temos muita dificuldade em poder não acompanhar a evolução das tarifas. O quetemos feito é com os outros municípios tentar conter o crescimento destas tarifas”. Os custos com a Simarsul crescem, este ano, para 2 milhões e 94 mil euros representando 35,5 por cento da despesa corrente.

“Apenas temos como receitas de capital, 3 mil e 812 euros. Transformamos este valor em 500 mil e 800 euros de investimento” sublinhou o presidente.

Do plano plurianual de investimentos, consta a ligação da captação F27 ao reservatório R3 da Atalaia, “um sistema que passa pela Avenida Garcia da Orta, atravessa a A33 e que vai permitir resolver o problema da “água amarela”. Uma questão que até ao final deste mandato está ultrapassada”, informou o presidente, acrescentando que a obra esteve, este ano, um concurso “que ficou deserto, esperamos que com o segundo concurso (que está aberto neste momento) possamos ter interessados para fazer a obra”.

Nuno canta realçou, ainda, a obra prevista de ligação de uma condutora adutora entre o furo F32 e o reservatório do Corte das Cheias (R15), a reabilitação do reservatório elevado R1 e a construção da rede de drenagem fluvial do Bairro do Barroso, bem como, a continuação da remodelação da rede fluvial e de esgoto do Bairro da Calçada.

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze