Autarquia apoia Comércio Local com formação digital

Pacos do concelho 1400x550  2  1 1024 2500 1 1024 2500 1 1024 2500 1 1024 2500
2021/03/04

A Câmara Municipal do Montijo aprovou, na reunião de câmara de 3 de março, um protocolo de colaboração com a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal- ACISTDS que prevê a atribuição de oito mil euros para a realização de um plano de ações de formação “Comércio + digital” destinado às micro, pequenas e médias empresas do concelho.

“Esta proposta surge no seguimento das várias medidas que temos desenvolvido com vista a apoiar as pequenas, médias e microempresas do concelho (sujeitos passivos com volume de negócios igual ou inferior a 150 mil euros por ano)” justificou a vereadora Sara Ferreira que apresentou a proposta.

A vereadora esclareceu que “tem vinda a ser feita uma auscultação aos vários agentes de comércio local, e no decurso desse trabalho, foi-nos solicitado e apontado como grande necessidade a formação em várias áreas e, neste sentido, estabelecemos contactos com a associação certificada para poder levar a cabo esta formação”.

As 12 ações de formação são gratuitas e destinadas aos empresários (e colaboradores), das micro, pequenas e médias empresas do concelho independentemente de serem, ou não, sócios da ACISTDS.

O projeto de formação “comércio + digital” que será desenvolvido em formato e learning e presencial está estruturado num plano de formação de 200 horas a decorrer durante o ano de 2021 e assenta no principal objetivo de adaptar, as micro, pequenas e médias empresas, aos desafios promovidos pela digitalização da economia tornando-as mais eficientes e competitivas.

O plano de formação contempla noções gerais de literacia digital, estratégias aplicadas a canais digitais, princípios gerais na utilização de plataforma web, redes sociais e dispositivos móveis, marketing digital e conhecimento de soluções tecnológicas para comunicar com clientes e fornecedores.

As ações de formação permitem, também, a acumulação de créditos para o aumento da escolaridade no processo de Revalidação e Reconhecimento das Competências Profissionais (RVCC) através do Centro Qualifica bem como a possibilidade de certificação profissional como Técnico de Comunicação e Serviço Digital.

A delegação do Montijo da ACISTDS, com sede na Praça da República, conta com 267 associados, entre empresários e empresas sediadas no concelho e tem como um dos seus principais objetivos aumentar a visibilidade do comércio local.

A proposta foi aprovada por unanimidade.