Autarquia apoia movimento associativo

Reuniao ctja site 1 1024 2500
2020/10/29

Na reunião de câmara de 28 de outubro, foram aprovados, por unanimidade, contratos-programa de desenvolvimento desportivo com diversas associações desportivas para a época 2020/2021, assim como protocolos de cooperação com associações culturais. No total, estes e outros apoios financeiros atribuídos ao movimento associativo ultrapassam os 188 mil euros.

À Associação Gymno-Desportiva do Montijo foi atribuído um apoio financeiro no valor 1000€ euros para desenvolvimento das suas atividades e à Associação Recreativa e Desportiva Bons Amigos o montante comparticipado foi de 750,00€.

O Estrela Futebol Clube Afonsoeirense conta com um apoio no valor de 13.640€, dos quais 5.640€ destinam-se a apoiar o pagamento do encargo mensal com energia elétrica e 8000€ para apoio às atividades desportivas regulares e despesas com a implementação de sinalética, nas instalações do clube, por motivo da pandemia de covid-19.

Ao Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos” foi atribuído o valor de 9.512€, dos quais 2.500€ destinam-se a comparticipar a execução do Programa de Desenvolvimento Desportivo apresentado pelo clube e 7.012€ para a intervenção de pintura e arranjos exteriores do Pavilhão Desportivo.

À Academia Desportiva Infantil e Juvenil Bairro Miranda foi aprovado o apoio monetário no valor de 7.000€. Deste valor total, 2.000€ destinam-se à prática desportiva regular e 5.000€ para despesas inerentes à abertura e encerramento, implementação de controlo, acessos e normas de funcionamento e higienização do Pavilhão Desportivo da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra.

O Montijo Basket Associação conta com 8.500€. Este valor engloba os 3.500€ destinados à prática desportiva regular e 5.000€ para apoio a despesas inerentes, entre outras questões, à higienização do Pavilhão Desportivo da Escola D. Pedro Varela.

Por último, para a o Juventude Futebol Clube Sarilhense foi aprovada a verba de cem mil euros, destinada à execução da obra de melhoramento das instalações desportivas. A vereadora Sara Ferreira, responsável pelo pelouro do desporto, afirmou que esta verba prende-se com a necessidade “de instalação de relva sintética, em dois pisos, para Futebol de 11 e de 5”, sublinhando a importância desta obra para “estender a oferta desportiva o que é muito importante, não só na freguesia de Sarilhos Grandes, mas também para o concelho do Montijo”.

Para além dos contratos-programa foi, ainda, aprovada a atribuição de um apoio financeiro excecional devido à pandemia da covid-19, ao Grupo de Forcados Amadores do Montijo, no valor de 600€. Recorde-se que este apoio excecional, aprovado pela autarquia, destina-se às associações que não puderam retomar os seus projetos desportivos e culturais.

No âmbito cultural foram aprovados os protocolos de cooperação e respetivos apoios financeiros, referentes à temporada 2020/2021 com três associações: Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro (12.000€), Companhia Mascarenhas Martins (15.500€) e United Visionary Arts (15.000€). Também ao Rancho Folclórico Juventude Atalaiense foi aprovado um apoio de 5.313,60€, para obras na sede.

Recorde-se que, para além das verbas já referidas, a Câmara Municipal providencia às instituições, apoios não financeiros relacionados com a utilização de espaços municipais, transportes, divulgação, entre outros.