Cinema-Teatro Joaquim de Almeida garante apoio de 400 mil euros da DGARTES
A informação foi transmitida pelo vice-presidente da Câmara Municipal do Montijo, Ilídio Massacote, responsável pelo pelouro da Cultura, na reunião de Câmara de 3 de março: “A Direção-Geral das Artes (DGARTES) anunciou, no passado dia 26 de fevereiro, os resultados do concurso de apoio à programação no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Dos 42 equipamentos apoiados, encontra-se o Cinema Teatro Joaquim d'Almeida irá beneficiar de um apoio de 100 mil euros anuais para o quadriénio 2026-2029, num total global de apoio de 400 mil euros”.
O autarca sublinhou ainda que “a candidatura apresentada pelo Montijo, no final de 2025, obteve uma avaliação global de 73,78% resultante da avaliação do plano de programação, entidade e equipa técnica, viabilidade da candidatura apresentada e respetivos objetivos”.
Para o vice-presidente, a aprovação constitui um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Município na área cultural: “A aprovação desta candidatura vem assim reconhecer o forte compromisso na correção de assimetrias entre as zonas urbanas e rurais do nosso concelho, bem como a qualidade artística e diversidade da programação apresentada, a par da consistência das ações de mediação e do envolvimento de novos públicos.”
Acrescentou ainda que este resultado “vem exigir o forte empenho da Câmara Municipal na persecução de um dos compromissos deste executivo: a descentralização e democratização da programação cultural municipal”.
Recorde-se que o CTJA integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses desde agosto de 2021, facto que “permite o acesso a programas de apoio à programação artística promovendo uma oferta cultural mais regular e diversificada, como é o caso, a modernização dos equipamentos, como por exemplo a recente modernização tecnológica dos nossos sistemas de som e projeção digital (via PRR), o trabalho em rede com maior proximidade e articulação com os outros teatros e cineteatros a nível nacional facilitando a circulação de espetáculos.”