Encerramento do programa Comunidades em Ação no Montijo
O Cinema Teatro Joaquim de Almeida recebeu, no passado dia 4 de fevereiro, a sessão de encerramento do programa Comunidades em Ação no Município do Montijo – O QUE FICA?, iniciativa promovida no âmbito da Área Metropolitana de Lisboa e dirigida às comunidades mais vulneráveis do concelho.
Entre 2023 e 2025, o programa integrou duas Operações Integradas Locais, desenvolvidas na União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e na União de Freguesias de Pegões e Canha. Foram concretizados 10 projetos imateriais e 7 projetos de investimento físico, envolvendo mais de 6.000 pessoas e a realização de mais de 2.000 ações nas áreas da empregabilidade, saúde, cultura, desporto e mediação comunitária.
A sessão contou com a presença do primeiro-secretário metropolitano, Emanuel Costa, da vereadora da Câmara Municipal do Montijo, Céu Simões, bem como do presidente da Junta de Freguesia de Canha, Henrique Gomes, do presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Vasco Fernandes e da presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Pegões, Ana Rosa Aveiro.
Na sua intervenção, Emanuel Costa destacou o impacto do programa no território, sublinhando a melhoria de infraestruturas e equipamentos, o reforço das respostas sociais e de saúde, o fortalecimento das redes comunitárias e o investimento na educação e capacitação das populações da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e da União de Freguesias de Pegões e Canha.
Entre os principais resultados alcançados, destacam-se a criação de respostas na área da saúde mental, o reforço do apoio a migrantes, a promoção da inclusão social, a capacitação para o emprego e o empreendedorismo, bem como a requalificação de equipamentos desportivos, unidades de saúde e estruturas escolares.
O evento integrou momentos culturais e uma mesa de reflexão com entidades parceiras, dedicada ao impacto do programa e aos desafios da sua continuidade, assinalando o encerramento de um ciclo de intervenção com resultados estruturantes para o concelho.