Espaço Maker em Movimento

Logo maker 1 1024 2500
2020/11/29

A Câmara Municipal do Montijo, assumindo com coragem a delegação de competências na Educação inaugurou, a 2 de dezembro, o Espaço Maker em Movimento (EMM).

Este novo veículo ao serviço da comunidade educativa montijense, permite um trabalho em rede no ensino público, concretizado pela participação dos professores, educadores, auxiliares, pais e alunos e constitui uma das onze atividades do Projeto CRIA – Centro de Recursos para a Infância e Adolescência, candidatadas pelo município do Montijo ao PORL 2020, no âmbito dos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, destacou que “uma escola de futuro é uma escola que responde aos problemas e que se enriquece com a inclusão de todos. A câmara pretende com este projeto de digitalização do ensino romper o ciclo vicioso das desigualdades, e nisso, a escola pública, uma escola de futuro, é uma escola que responde aos problemas e que se enriquece com a inclusão de todos”.

Com este novo espaço, instalado numa viatura municipal adaptada, nasce um novo paradigma educacional para o Montijo, em que os/as alunos/as serão desafiados/as a organizarem-se para desenvolver atividades em grupo, de forma autónoma, com o intuito de criar uma solução ou um objeto.

Com base numa filosofia pedagógica construtivista, através do recurso ao método tinkering, os/as alunos/as irão realizar atividades exploratórias e contactar com conceitos ligados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) e terão à sua disposição um conjunto de equipamentos, materiais e ferramentas para desenvolverem os seus próprios projetos (explorar circuitos elétricos, construir peças de roupa com componentes eletrónicos, imprimir objetos com impressoras 3D, fabricar pequenos gadgets, …).

Neste novo espaço municipal, os/as alunos/as experimentarão, explorarão e testarão novas ideias e o erro fará parte do processo, não sendo o produto final condicionado a algo correto ou uma solução em especial. Ao invés disso, o que se espera são diferentes resultados ou soluções.

Realizando atividades práticas onde se exploram os elementos mais envolventes e motivadores dos processos de aprendizagem, mobilizar-se-ão conhecimentos, promover-se-á uma aprendizagem ativa e favorecer-se-á o desenvolvimento de competências essenciais à vida profissional e pessoal dos jovens.

O EMM já se encontra em funcionamento, numa estreita colaboração entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro, ao nível do desenvolvimento de projetos para o 3.º ciclo do ensino básico.

Está disponível para se deslocar às escolas para ser utilizado pelos/as docentes dos estabelecimentos do ensino básico e do ensino secundário, mediante marcação prévia, para desenvolvimento de projetos pelos/as respetivos/as alunos/as, preferencialmente numa perspetiva de transversalidade do currículo. Os/as docentes e os/as alunos/as terão o apoio de técnicos da Divisão de Educação no desenvolvimento dos seus projetos.

Se é docente numa escola do concelho de Montijo e ficou curioso/a, não hesite… vamos até si!

Levaremos o Espaço Maker em Movimento até à sua escola, em condições de segurança.

Mais informações através da Divisão de Educação - de@mun-montijo.pt

logos movie maker