Município atualiza protocolo com SCUPA
A Câmara Municipal do Montijo aprovou, na reunião de câmara de 6 de setembro, um protocolo de cooperação entre o município e a Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA) para regular a utilização das embarcações municipais tradicionais “Lubélia Maria”, “Deolinda Maria” e “Maria João”.
Como forma de regular a utilização das embarcações, o seu funcionamento e manutenção, a Câmara Municipal de Montijo celebrou em 9 de junho de 2008, um protocolo de colaboração com a SCUPA que se encontra desatualizado e carece de revisão.
No novo protocolo, o município concede à SCUPA o valor mensal de 2500€ e custeia a aquisição do combustível para as embarcações. O documento regula a utilização das embarcações para as seguintes atividades: instrução das artes de marear, as ações de sensibilização para a salvaguarda do património natural, em especial do ecossistema ribeirinho; realização de passeios turísticos e outros fins complementares (às acima mencionadas) como ações planeadas e promovidas pelo município ou em parceria com outras entidades.
As embarcações são peças fundamentais do património cultural do concelho e da cidade de Montijo e constituem elementos que traduzem a memória viva das artes de marear, da identidade dos montijenses e da sua relação com o rio Tejo.
Recorde-se que a SCUPA é uma instituição centenária da nossa cidade que constitui um polo de criatividade cultural e um “museu vivo” das mais antigas tradições de ligação das suas gentes ao rio e às artes de pescadores e marinheiros.
A proposta foi aprovada por unanimidade.