Obelisco inaugurado na Rotunda Lions
No dia 26 de junho foi inaugurado o monumento comemorativo dos 30 anos de existência do Clube Lions do Montijo. O monumento pode ser visto na Circular Externa do Montijo, na rotunda que dá acesso ao Bairro do Areias.
Estiveram presentes na cerimónia o presidente do Clube Lions do Montijo, António Porfírio, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, o vereador José Manuel dos Santos, o presidente da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, a Governadora do Distrito 115, Centro/Sul, Sofia Félix, entre outros.
“Um reconhecimento do trabalho que o Clube desenvolveu, no Montijo, ao longos dos seus 30 anos de existência”, afirmou o presidente do Lions Clube do Montijo. Agradecendo o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, acrescentou “encaramos esta data como um estímulo para continuarmos a servir a nossa comunidade ainda melhor”.
António Porfírio explicou que o monumento com “1992 mm de altura é um marco que assinala o serviço dos Lions do Montijo desde a sua data de fundação a 30 de maio de 1192”. Tal como a “obra do Clube assenta em pequenos contributos das mais variadas origens também a base (do obelisco) é revestida com pedaços de pedra de diversos tamanhos”, elucidou. O presidente esclareceu, ainda, que a onda a verde (cor representativa de esperança), que está no monumento, é representativa da “onda de solidariedade dos sócios, elementos da sociedade, sejam instituições ou pessoas”. No monumento são ainda visíveis as principais causas do Lions: visão, cancro infantil, diabetes, alívio da fome e ambiente.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Montijo referiu-se à “obra coletiva” como “Uma ‘divida’ antiga para com os Lions. Construímos sempre um mundo e um futuro melhor quando nos entendemos, quando há, efetivamente, cooperação e participação entre as autarquias e as associações/coletividades nas mais variadas vertentes”.
O autarca sublinhou que “o Lions Clube do Montijo faz um trabalho extraordinário e profundo. Este é momento simboliza o seu trabalho de solidariedade, fraternidade e de serviço ao próximo”, disse.