Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Projeto SAND apresenta resultados no Congresso dos Arqueólogos e em aula aberta

Banner sand 1 1024 2500
2020/11/18

O Projeto SAND – Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos continua o seu caminho de apresentação à comunidade, em geral, e ao mundo académico e científico, em particular, os resultados dos mais de dez anos de investigação sobre a população de Sarilhos Grandes, no concelho do Montijo

Na próxima sexta-feira, dias 20 de novembro, pelas 11h45, os resultados da primeira escavação de 2008 serão alvo de uma comunicação no III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses. O evento será transmitido online, pelo canal de Youtube do CITCEM, uma das entidades organizadoras.

O Congresso da Associação de Arqueólogos Portugueses pretende promover e encorajar a reflexão crítica sobre a Arqueologia em Portugal bem como a sua divulgação científica, enquadrada nos pressupostos da Ciência Aberta. O programa do evento está disponível aqui.

Já no dia 23 de novembro, pelas 16h00, os investigadores do Projeto SAND vão dar uma aula aberta sobre “História, arqueologia e antropologia em diálogo interdisciplinar: o caso do projeto SAND”. A aula é uma iniciativa do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e será transmitida em streaming em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/8579472448 (ID da reunião: 8579472448).

O projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Montijo, a Universidade de Coimbra, a Diocese de Setúbal, entre outras entidades. A sua primeira fase teve lugar em 2008, no âmbito de uma intervenção de salvaguarda de uma empreitada da SIMARSUL, que conduziu à descoberta de 21 enterramentos dos séculos XV-XVII. Desde então, uma equipa multidisciplinar tem realizado estudos com o objetivo de obter informações acerca da dieta e das doenças da população de Sarilhos Grandes. A nova fase do Projeto SAND (2020-2021), que foi aprovada pela Direção Geral do Património Cultural, pretende aprofundar este estudo histórico, arqueológico e bio-antropológico da população ribeirinha de Sarilhos Grandes, no período medieval e moderno (séc. XII a XVIII).

sand aula aberta

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze