Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama

Rastreio site 1 1024 2500
2021/02/17

Montijo vai receber uma Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama, a partir de 23 de fevereiro, permanecendo na Praça da República até ao dia 30 de março.

O Rastreio do Cancro da Mama destina-se às mulheres assintomáticas com idade compreendida entre os 50 e os 69 anos que serão convidadas a participar neste Rastreio através de carta personalizada, podendo existir um contacto adicional por telefone e/ou SMS.

A informação relativa à população a rastrear foi facultada pela Autoridade Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e divide em dois anos civis a totalidade das mulheres elegíveis, ou seja, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro irá convidar 50% das mulheres residentes no concelho do Montijo em 2021 e as restantes em 2022. Este rastreio repetir-se-á ciclicamente pois deve ser realizado a cada 24 meses (as mulheres convidadas em 2021 serão novamente convidadas em 2023, a assim sucessivamente).

Esta ação insere-se na intervenção do Núcleo Regional do Sul (NRS) da Liga Portuguesa Contra o Cancro, integrado no Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro que tem como objetivos primordiais, a redução da letalidade da doença pois, através do diagnóstico atempado, é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A deteção precoce da doença permite encontrar meios menos agressivos para a debelar.

A iniciativa decorre no âmbito do alargamento do Programa de Rastreio do Cancro da Mama, delineado pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro e, protocolado em 2020, com a Autoridade Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Desde então este Programa de Rastreio passou a abranger os Concelhos dos Distritos de Lisboa e Setúbal que ainda não estavam incluídos nos protocolos anteriores, alcançando assim a desejável equidade no acesso a um rastreio organizado e de base populacional às mulheres desses concelhos.

Para a consecução deste programa são utilizadas unidades móveis e fixas, guarnecidas por técnicas credenciadas em radiologia, que executam os respetivos exames às mulheres e pessoal administrativo responsável pela realização das anamneses. No Centro de Rastreio, sito em Lisboa, existe uma equipa de cinco médicos radiologistas que asseguram a leituras dos exames (segundo o método da dupla leitura cega) e efetuam outros exames complementares de diagnóstico, nos casos em que o exame radiológico não é conclusivo (Consulta, mamografia, ecografia mamária e/ou biópsia).

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro tomou todas as medidas de prevenção impostas pela Direção Geral de Saúde no que respeita à possibilidade de transmissão de Covid-19 (como exemplo das medidas adotadas posso destacar o convite a um número inferior de mulheres por hora, a permanência de apenas uma utente dentro da Unidade Móvel de Rastreio, a desinfeção (entre utentes) com produtos antivirais, o uso obrigatório de máscara durante a permanência na nossa unidade, entre outras).