Webinar “Fake news e desinformação: o ataque às literacias e ao jornalismo'
No próximo dia 26 de novembro, entre as 17h30 e as 19h30, terá lugar a sessão webinar “Fake news e desinformação: o ataque às literacias e ao jornalismo”, que, entre outras, pretende responder às questões: “Como trabalhar a questão das literacias? Especialmente a literacia para os media? Na sociedade das redes sociais, como se lê e consome notícias na atualidade? Quem são os media e como funcionam? Como trabalham os jornalistas e como respondem ao ataque das fake news?”.
A sessão contará com as participações de Susana Henriques, professora auxiliar do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e Isabel Nery, jornalista, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas e membro do comité executivo do projeto Literacia para os Media e Jornalismo. O evento, que vai decorrer através da plataforma Zoom Colibri, destina-se a todos os interessados na temática.
A participação é gratuita e está sujeita a inscrição prévia até 24 de novembro através de formulário disponível em https://forms.gle/9L5RFRjZhujuzmgK8
Na era da pós-verdade, abordar as multiliteracias e os media implica um enquadramento focado não só em competências, mas também em fluência. Interessa potenciar a utilização esclarecida de fontes de informação diversas e também das tecnologias de informação e de comunicação, em prol de uma educação sustentada em valores cívicos e em que o espírito crítico esteja permanentemente presente. Não basta ter informação, é preciso saber pensá-la para a distinguir de desinformação.
A iniciativa é uma organização conjunta dos Centros Locais de Aprendizagem (CLA) de Coruche, Grândola e Montijo, da Universidade Aberta. Os CLA são estruturas da Universidade Aberta que desenvolvem ações no âmbito da aprendizagem ao longo da vida. Com vista a identificar e satisfazer necessidades específicas de formação das regiões onde estão inseridos, favorecem o acesso à sociedade da informação e do conhecimento e privilegiam a aquisição de competências relacionadas com as tecnologias digitais.