Diploma 2025 – Lisbon South Shore: The Estuary at the Center [Exposição]
Diploma 2025 – Lisbon South Shore: The Estuary at the Center
Diploma 2025 - Lisboa, Margem Sul: o estuário no centro
Inauguração: 11 abril, 19h30 - Museu Municipal Casa Mora
O evento é precedido de uma mesa-redonda na Ermida de Santo António, pelas 18h30.
Exposição dos projetos de licenciatura em arquitetura | Diretores diploma: João Nunes e João Gomes da Silva
Como imaginar o futuro da margem sul e a sua ligação à cidade de Lisboa?
Este foi o ponto de partida do Diploma 2025, uma iniciativa da Academia de Arquitetura da Università della Svizzera Italiana, que deu origem a um trabalho ambicioso: um plano diretor geral para a margem sul, quinze planos diretores intermédios e 139 projetos detalhados, acompanhados por desenhos gráficos e maquetes.
O resultado? Uma visão inovadora, amplamente reconhecida pela sua qualidade e pelo forte envolvimento institucional que é agora apresentada na exposição itinerante “Diploma 2025 – Lisbon South Shore: The Estuary at the Center”.
Enquadramento
O trabalho de tese da AAM configura-se como parte integrante do seu serviço à comunidade, tanto pela seriedade que implica abordar temas reais e concretos, como pelo valor que assume como prova da prática profissional e da capacidade de investigação dos estudantes. Trabalhar com problemas existentes no território permite, de facto, ultrapassar exercícios de estilo autorreferenciais, devolvendo ao projeto arquitetónico e urbano uma dimensão de responsabilidade e utilidade pública. Este compromisso implica necessariamente a partilha, a verificação e a restituição do trabalho realizado em conjunto com os parceiros institucionais que contribuíram para definir os temas de estudo: sem exposição e confronto público, a relação com a comunidade correria o risco de permanecer puramente formal.
É neste contexto que se insere a decisão de trabalhar na margem sul da área metropolitana de Lisboa e nas relações entre a margem sul e a margem norte, sintetizada no título «Margem Sul – O estuário no centro».
O projeto deu origem a uma estreita e frutífera colaboração com os municípios de Almada, Seixal, Barreiro, Montijo, Moita e Alcochete, bem como com a Administração do Porto de Lisboa. O trabalho de diploma produziu um plano diretor geral da margem sul, quinze planos diretores à escala intermédia e cerca de 145 projetos de detalhe referentes a locais específicos, todos acompanhados de documentos gráficos e maquetes. Os resultados alcançados foram reconhecidos por muitos docentes como de particular relevância, também graças ao contributo ativo das instituições envolvidas.
A partir destes resultados, foi programada uma exposição itinerante, concebida como um instrumento de partilha e reflexão e colocada ao serviço das entidades que colaboraram no projeto. Num momento de grande interesse estratégico para a margem sul do estuário do Tejo, a exposição pretende oferecer uma oportunidade de divulgação e debate sobre os temas abordados.
Academia de Arquitetura da Università della Svizzera Italiana
Entrada livre | Patente até 18 de abril | Horário: 3.ª feira a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
![]()