Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Infância

  • Prevenção de comportamento de risco e terapia familiar

    Prevenção de comportamento de risco, avaliação psicológica e terapia familiar

    Disponibiliza atendimentos quer nas próprias instalações quer nas Escolas Pedro Varela e Básica Integrada do Esteval.
    Na Divisão o atendimento realizado no domínio da prevenção dos comportamentos de risco e da terapia familiar é orientado para os seguintes objetivos:

    1. Apoiar os utentes/famílias na resolução dos seus problemas ativando as suas competências.
    2. Orientar as famílias no seu percurso de crescimento e nos diferentes ciclos familiares.
    3. Devolver às famílias/utentes a sua competência e capacidade de ultrapassar as suas crises e orientá-las na solução dos seus problemas.
    4. Promover o equilíbrio familiar e formas de comunicação funcionais.

    Contatos:
    Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde
    Rua José Joaquim Marques, n.º 124
    2870-347 Montijo
    Telef: 21 232 77 39

    Horário:
    De segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
     
     
     
     
    O atendimento no 2.º e 3º Ciclo na Escola Pedro Varela e 1º,2º e 3º Ciclo na E. Básica Integrada do Esteval, tem como objetivos:

    1. Promover o desenvolvimento integral da criança/jovem, contribuindo de forma activa para o seu crescimento equilibrado e responsável, e posterior integração no ensino Secundário ou Profissional;
    2. Promover o sucesso educativo dos alunos;
    3. Prevenir situações de risco (indisciplina, abandono, absentismo escolar, consumo de substâncias psicoativas, entre outras);
    4. Fomentar uma relação de interação entre os diversos agentes educativos, nomeadamente família-escola-comunidade;
    5. Fomentar o envolvimento parental no percurso escolar do aluno.

    Objetivos Específicos:

    • Prevenir e diminuir as situações de absentismo, abandono e insucesso escolar.
    • Apoio Psicológico.
    • Avaliação Psicológica.
    • Melhorar/desenvolver as competências pessoais e sociais dos alunos.
    • Fomentar o envolvimento parental no processo escolar dos alunos.
    • Apoiar os alunos e respectivas famílias nas suas problemáticas

    Áreas de Intervenção:

    1. Baixo desempenho escolar.
    2. Comportamentos desviantes.
    3. Instabilidade emocional.
    4. Inadaptação Social.
    5. Disfunções no sistema familiar.

    ENTIDADES RESPONSÁVEIS PELA SINALIZAÇÃO E DESTINATÁRIOS

    • EBI do Esteval: Director de Turma e/ou pais do aluno.
    • CPCJ/Montijo
    • EMAT- Equipa Multidisciplinar de Apoio aos Tribunais.

     Destinatários: alunos da EBI do Esteval.

     

    DESCRIÇÃO DO PROCESSO

    • Sinalização: realizada pelo Director de Turma, CPCJ ou EMAT.
    • O Pedido de Intervenção é preenchido pelo DT e autorizado pelo Encarregado de Educação.
    • O Pedido de Intervenção é entregue G. Psicologia.
    • Marcação da 1ª consulta feita pela Psicólogo.

     

    Contatos:

    Escola Básica e Integrada Esteval
    Rua Leitão de Barros Localidade
    2870-484 Montijo
    Telef: 21 2306320
    Horário: 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00

  • PROJETO KONT’@RTE.E6G

    Através das ações dinamizadas pelo Projeto Kont’@rte.E6G, pretende-se contribuir para o desenvolvimento, integração e autonomia das crianças e jovens entre os 6 e os 30 anos, no bairro da Caneira, envolvendo anualmente participantes diretos e indiretos, em atividades que promovam o desenvolvimento de competências ao nível educacional (promoção do sucesso escolar, a corresponsabilização dos pais no processo educativo e certificação com recurso às TIC) e psicossocial (promover a dinamização da indisciplina, hábitos de saúde e higiene e desenvolver competências pessoais e sociais).

    A promoção do projeto é da responsabilidade do Governo de Portugal nomeadamente do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) através do Programa Escolhas.

    O consórcio Local deste projeto é constituído pelas seguintes entidades: Câmara Municipal de Montijo (Entidade Promotora); Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo (Entidade Gestora); Agrupamento de Escolas de Montijo; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Montijo; ACES – Arco Ribeirinho; IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude; Polícia de Segurança Pública – Montijo; e Florineve Portugal.

    O financiamento do projeto é da responsabilidade da Segurança Social e da República Portuguesa, através da Direção Geral de Educação.
    O cofinanciamento é da responsabilidade do Portugal 2020, PO ISE – Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, União Europeia – Fundo Social Europeu e Lisboa 2020 – programa operacional regional de Lisboa.

    Medidas

    Atividades

    Medida I – Educação e Formação

    Esp@çoPSI (Espaço de acompanhamento psicológico individual e familiar) Kont@s_Estudar (Realização de atividades de apoio ao estudo, realização de trabalhos escolares e aplicação de fichas de trabalho. Planos de estudo individualizados) Rastreios de S@úde (Rastreios na área da saúde oral, oftalmológica, auditiva e outros (diabetes, colesterol, cardiovasculares, etc) Eu e os Outr@s (Aplicação de um Programa de desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais - autoestima, relacionamento interpessoal, gestão de conflitos, regras e limites, etc) Sarilhos do Amarelo (Aplicação do Recurso Escolhas - Sarilhos do Amarelo, de auto regulação na aprendizagem) Oficin@ de Expressões (Dinamização de atividades relacionadas com a educação emocional, psicomotricidade, criatividade, expressão artística e corporal) Teatro Fórum_Formação Parental (Promoção de competências parentais e sessões de informação aos pais e familiares) A Minha Casa_Gestão Doméstica (Promover competências ao nível da gestão e das tarefas doméstica) Workshops Saúde e Segurança (Ações práticas alusivas aos temas da saúde [higiene oral, alimentação, consumos, planeamento familiar] e da segurança {bulliyng, policiamento de proximidade, cybersegurança, etc]) Esp@ço Social (Acompanhamento social das famílias e visitas domiciliárias. Articulação com os serviços e encaminhamento) Esp@ço Psicopedagógico (Acompanhamento e apoio psicopedagógico.)

    Medida III – Participação, direitos e deveres cívicos e comunitários

    Music@rte (Espaço de aprendizagem de um instrumento de cordas, e de formação musical, com a parceria do Conservatório Regional de Artes de Montijo) Desafi@rte (Prática de atividades desportivas ao nível individual e coletivo) Equip@s do Bairro (constituição de um grupo de trabalho com mobilização dos residentes com a função de manutenção e vigilância do bairro) Férias em Gr@nde! (Dinamização de um conjunto de atividades de cariz lúdico, cultural e artístico no âmbito das pausas letivas) Esp@ço Formação e Emprego (Espaço de acompanhamento e encaminhamento, para formação e emprego) Conviv@rte (Espaço de convívio informal, com lugar para a música, dança, conversas informais e jogos de tabuleiro.)

    Medida IV – Inclusão Digital

    Inform@TIC (Formação certificada em TIC: módulos de literacia digital da Microsoft e Diplomas de Competências Básicas - formação de utilizadores independentes...); Estud@rte (Aplicação do Programa de estudo da Escola Virtual, apoio na realização de trabalho e pesquisas escolares.); Progamação e Robótica com Impressão 3D (Desenvolver o pensamento criativo e a apetência para as novas tecnologias); Naveg@rte (Utilização livre do computador e da Internet com supervisão e orientação de um elemento da equipa técnica); Formação DJ (proporcionar conhecimentos sobre música na ótica do DJ e da produção musical)

     

     Contactos

    Edifício do Centro Comunitário Mais Cidadão | Kont’@rte

    Rua Ivone Silva - Bairro da Caneira

    2870-336 Montijo

    Telm. 91 852 95 67/21 230 34 08

     

    Horário

    2.ª a 6ª feira - 9h30 às 12h30 e das 13h00 às 19h00 | Sábado – 10h30 às 12h30

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze