Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Retratos e outras paisagens: pinturas e fotografias (c/vídeo)

Alexandre cabrita 1400x550 1 1024 2500
2018/02/12

A Galeria Municipal do Montijo tem patente, até 17 de março, a exposição Retratos e outras paisagens: pinturas e fotografias de Alexandre Cabrita.

A mostra reúne trabalhos de pintura e fotografia, algumas destas também intervencionadas. No trabalho de Alexandre Cabrita percebe-se a sua vontade de voltar a ligar a pintura com a imagem.

“Porque na verdade não se trata de apropriar a escala exibicionista do cartazismo cinematográfico (como ocorria na pop ou nas novas figurações) como, pelo contrário, de reverter em pintura um certo esplendor da imagem herdado dessa arte por excelência do século XX em que o cinema se tornou. Isto é, não se trata de apropriar uma qualquer tipificação do cinematográfico, seja esta a do glamour (à Warhol) ou a da atmosfera (à Monory), como antes de procurar surpreender esse quid que, desde o seu próprio interior, operaria na imagem do cinema, procurando trazer para dentro da pintura aquilo em que ele consiste. Neste sentido, mesmo se os seus procedimentos formais são muito diversos, Cabrita aproxima-se dos processos conceptuais de um Julião Sarmento. (...) o que Alexandre Cabrita traz para o interior da (sua) pintura é da ordem da veemente constatação de um facto: o de estarmos, simultaneamente, diante de uma cada vez maior perda de referência ao real e face a uma relação a perder de vista entre imagens e imagens de imagens. E esse é o nó conceptual e estético que alimenta não apenas a arte como a própria dimensão, cada vez mais virtualizada, de toda a contemporaneidade...”, refere o crítico de arte Bernardo Pinto de Almeida.

Alexandre Cabrita nasceu em Lisboa, em março de 1974. Licenciou-se em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em 1999. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Londres, onde concluiu o Mestrado em MA Fine-Art pelo Central St-Martins, College of Art and Design do London Institute, em 2001. Trabalhou em Berlim de 2007 a 2010. Desde 2000 que tem exposto em Portugal e em países como a Itália e o Reino Unido.


Visite a Galeria Municipal e a exposição de Alexandre Cabrita!


Entrada gratuita.
De 2.ª feira a sábado, 9h00-12h30, 14h00-17h30

Alexandre cabrita 1400x550 1 1024 2500

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze