Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Preparação e Transformação de Cortiça

 imagem

O sobreiro é uma árvore com origem no Mediterrâneo Ocidental, que encontrou na zona sul do nosso país as condições ideais para o seu desenvolvimento, ocupando, atualmente, uma área de cerca de 730 mil hectares, o que representa 33% de toda a área a nível mundial.

Portugal detém o título de líder mundial na produção de cortiça, na transformação da cortiça, e ainda de líder mundial ao nível da exportação, à qual dedica 90% de toda a produção para os Estados Unidos da América e países da União Europeia.

Destas exportações, mais de 60% estão afetas a rolhas de cortiça. Contudo, nos últimos anos, alargou-se de forma extraordinária o leque das aplicações da cortiça, sendo utilizada em diversas indústrias como a naval, construção civil, vedação, calçado, embalagens, máquinas, artesanato, decoração, entre outras.

No Montijo, a Indústria Corticeira, uma das mais tradicionais e importantes na região, teve a sua origem no início do século passado e desenvolveu-se devido à localização estratégica da então “Vila de Aldeia Galega”, entre o Alentejo, de onde provém a maior parte da cortiça, e o Rio Tejo, canal de transporte da produção para o grande mercado lisboeta e para exportação.

Hoje, existem cerca de 12 unidades no ativo, na sua maioria, ligadas essencialmente ao setor da preparação. No setor da transformação da cortiça são várias as que detêm uma dimensão e sofisticação técnica e tecnológica ao nível do que de melhor existe atualmente e aqui são produzidas especialidades em cortiça e rolhas de elevada qualidade.

São produtos muito apreciados em diversos mercados mundiais para onde são quase integralmente exportadas. 

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze