Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Comemorações do Dia Internacional dos Museus

18 Maio 2019
Marionetas museu banner 1400x550 1 1024 2500

Este ano, o Dia Internacional dos Museus tem como tema “Os Museus como Plataformas Culturais – Museus e Cidadania”, numa escolha do Conselho Internacional de Museus (ICOM) para evidenciar o papel dos museus enquanto estruturas culturais que vão ao encontro das necessidades e interesses das comunidades onde se inserem.

Procurando corresponder a este desafio, o Município do Montijo associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus com um conjunto de momentos que prometem oferecer novas visões sobre os nossos espaços museológicos, numa viagem de uma ponta à outra do concelho.

 

18 maio | 15h30

Inauguração da exposição “Marionetas – histórias nas pontas dos dedos”

Museu Municipal Casa Mora

As salas expositivas da Casa Mora são palco de uma exposição de Marionetas! Ao longo de toda a sua vida, João Gomes, natural do Barreiro, entreteve-se, como costuma dizer, “a fazer bonecada”.

Para além de marionetas que adquiriu, com a ajuda de várias formações que frequentou, foi construindo as suas próprias marionetas, integrando-as em histórias que criou à volta das suas vivências.

 

18 maio | 16h00

Espetáculo EntreMundos

Praça da República 

Espetáculo deambulante que envolve marionetas de grande dimensão, produzido pelo PIA – Projectos de Intervenção Artística e pela Artemrede. Numa dimensão entre vivos e mortos, algures entre o purgatório e o limbo inicia-se uma viagem por um universo imaginário inspirado na Morte.

 

18 maio | 14h00-18h00

Museu Etnográfico de Canha

Ciclo do Arroz

Numa freguesia que mantém uma ligação muito forte à agricultura, o Museu Etnográfico de Canha convida-o a conhecer o seu papel de guardião e divulgador de práticas e saberes que fazem parte da identidade local.

 

Museu do Pescador

18 maio | 14h00-18h00

Arte da Pesca

Em pleno Bairro dos Pescadores, vamos navegar à descoberta da história desta comunidade do Montijo. No Museu do Pescador há vivências para conhecer que fazem parte do código genético da nossa terra.

 

Museu Agrícola da Atalaia

18 maio | 14h00-18h00

Espaço pedagógico por excelência, o Museu Agrícola da Atalaia é um testemunho do passado agrícola e da prática de técnicas e saberes tradicionais aplicados sobretudo ao azeite e vinho, que contribui para promover, conservar e divulgar os bens culturais relacionados com a vida rural que marcam a história social e económica do concelho do Montijo.

 

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze