Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos

Sarilhos grandes 1400x550 site2 1 1024 2500
2018/10/30

As escavações arqueológicas, realizadas em 2008 no Largo da Igreja de São Jorge e na Ermida de Nossa Senhora da Piedade, são o ponto de partida da exposição “Sarilhos Grandes entre Dois Mundos: o Oriente e o Ocidente”, patente na Galeria Municipal do Montijo.

A mostra dá a conhecer o trabalho que foi realizado pela equipa de investigadores, assim como a participação direita de sarilhenses e montijenses na Expansão Portuguesa.

A investigação realizada nos últimos dez anos revelou dados importantes sobre Sarilhos Grandes, cuja população teve muito presente durante a época medieval e dos descobrimentos portugueses. Um dos mais notáveis exemplos dos sarilhenses envolvidos na expansão portuguesa é Rui Cotrim de Castanheda, capitão da 2.ª armada de Vasco da Gama à Índia, que se encontra sepultado na Ermida da Nossa Senhora da Piedade.

Para além deste aspeto relacionado com a Expansão Portuguesa, a exposição “Sarilhos Grandes entre Dois Mundos” centra-se nas informações obtidas pela investigação, em particular, os dados relacionados com a alimentação, nomeadamente, a presença de parasitas e restos alimentares relacionados com a ingestão de carnes e de águas contaminadas, o consumo de batata, centeio, trigo, feijão, grão-de-bico, entre outros vegetais, bem como de crustáceos. Alguns destes achados, bem como o fungo Candida albicans, foram pela primeira vez identificados no território nacional.

Com esta exposição, a Câmara Municipal do Montijo e a equipa de investigadores procuram devolver à população o conhecimento obtido nas pesquisas arqueológicas e antropológicas realizadas, bem como mostrar a importância da preservação e estudo do património cultural.

Entrada livre

Horário: 2.ª feira a sábado 9h00-12h30 e 14h00-17h30

Sarilhos grandes 1400x550 site2 1 1024 2500

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze