Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara implementa Orçamento Participativo nas Escolas

Site 1 1024 2500
2019/11/28

Dos 3 aos 10 anos, todas as crianças, que frequentem os estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1.º ciclo vão ter oportunidade de transmitir as suas ideias no Orçamento Participativo das Escolas do Município do Montijo (OPEMM) 2019/2020.

O OPEMM constitui-se como mais um contributo da Câmara Municipal para apoiar as escolas do município no desenvolvimento e implementação das suas estratégias de educação para a cidadania.
A iniciativa começa já este ano letivo, mas terá continuidade, em cada ano letivo, em todos os estabelecimentos de educação/ensino pré-escolares e

do 1.º ciclo do ensino básico do concelho uma vez que estes abrangem o leque de competências da autarquia e que os outros graus de ensino já têm orçamento participativo por parte do Ministério da educação.

O desenvolvimento e apresentação das propostas realizadas pelas crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, terá lugar até ao dia 14 de fevereiro. Depois de um período de divulgação e debate durante dez dias, as mesmas, serão votadas a 12 de março do próximo ano.

Em reunião de câmara, no dia 27 de novembro, a vice-presidente Maria Clara Silva, responsável pelo pelouro da educação afirmou que esta á: “Uma proposta de extrema importância na vivência das nossas escolas.” acrescentando que “a cidadania é das questões que melhor devem ser trabalhadas pelas escolas”.

Maria Clara Silva afiançou que as normas do OPEMM foram elaboradas “não por trabalhadores da autarquia, mas por um grupo de trabalho do Conselho Municipal de Educação, a que pertenciam os diretores dos agrupamentos de escolas e eu própria”. O documento teve em conta o Perfil do aluno, à saída da escolaridade obrigatória, um documento estratégico todo ele elaborado com a participação de todas as escolas do país”, disse.

“Queremos fomentar a discussão dos alunos, incentivando-os a pensar no que gostariam de ter e a lutar para o terem e isso só se consegue pela organização, pela defesa daquilo que se quer e pelo voto.” concluiu a vice-presidente.

A proposta foi votada por unanimidade.

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze