Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

COVID-19 \\ Apoio social municipal em pleno funcionamento

1400x550px  covid 19 linha apoio social sem lettering 1 1024 2500
2020/04/07

Em duas semanas de funcionamento, a Linha de Apoio Social da Câmara Municipal do Montijo já atendeu mais de 130 chamadas. Estão, igualmente, a ser entregues uma média de 225 refeições semanais a munícipes que precisam de apoio, diário, perante a pandemia de COVID-19.

As solicitações dos munícipes na Linha de Apoio Social são diversas, destacando-se os pedidos para apoio alimentar, a indicação de dificuldades económicas e sociais e os pedidos de informação sobre o pagamento de rendas de habitação social. Na resposta a estas solicitações, a Câmara Municipal do Montijo conta com os seus próprios serviços,  com as juntas de freguesia, entidades oficiais e instituições da Rede Social.

A Rede de Apoio Alimentar continua em pleno funcionamento, assegurando-se a entrega/distribuição de alimentos às famílias economicamente mais vulneráveis em todas as freguesias do concelho, num trabalho articulado entre a câmara, o Banco Alimentar, as juntas de freguesia e as instituições particulares de solidariedade social.

Relativamente as refeições quentes, que estão a ser entregues a idosos sem suporte familiar, a pessoas com mobilidade reduzida ou impedidas de sair do domicílio devido a isolamento profilático, quarentena ou doença, numa primeira fase foram garantidas pela Santa Casa da Misericórdia do Montijo e pelo Centro de Reformados do Montijo. Desde o dia 30 de março, que estão a ser confecionadas na Escola Básica do Areias e são distribuídas diretamente pela câmara.

Também no CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração do Migrante se tem verificado uma procura por parte dos migrantes, que necessitam de informação sobre legalização, renovação de títulos de residência e sobre a COVID-19.

De salientar que, neste âmbito, a Câmara Municipal do Montijo enviou orientações sobre o novo coronavírus em várias línguas a empresas agrícolas, sedeadas nas freguesias Este do concelho (Pegões e Canha), que empregam um número vasto de trabalhadores migrantes de diversas proveniências.

Consciente do aumento do risco de violência doméstica em período de isolamento das famílias nas suas casas, continua igualmente em funcionamento a estrutura de atendimento Espaço Informação Mulheres, de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, através dos números 917 891 554 e 917 060 714.

A Linha de Apoio Social (800 210 105) é gratuita e foi criada para apoiar seniores e pessoas mais vulneráveis no decurso da pandemia da COVID-19. Funciona nos dias úteis, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30.

No combate à crise sanitária e à crise socioeconómica provocadas pelo novo coronavírus, a Câmara Municipal do Montijo está a implementar um vasto conjunto de medidas de apoio à proteção civil e saúde e, igualmente, de estímulo económico e social, assumindo, nesta fase, uma estratégia de apoio às pessoas e famílias mais vulneráveis do concelho.

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze