Covid-19 \\ Câmara apoia Cercima e Casa do Povo de Canha

Pacos do concelho 1400x550  2  1 1024 2500
2020/05/13

No contexto da pandemia de covid-19, a Câmara Municipal do Montijo aprovou, por unanimidade, na reunião de 13 de maio, a atribuição de apoios financeiros à Cercima e à Casa do Povo de Canha, no valor total de 21 mil euros.

O apoio à Cercima tem como objetivo a aquisição e instalação de um túnel de descontaminação nas instalações da associação, no valor de 8 mil euros. Este equipamento permite minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, uma vez que reduz em 60 a 70 por cento a carga viral na roupa e equipamentos de proteção individual.

A Cercima – Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Montijo e Alcochete considera de extrema importância este equipamento, até porque a generalidade dos seus utentes tem particular vulnerabilidade devido a patologias associadas e às dificuldades no cumprimento das regras de distanciamento social, de higiene e de etiqueta respiratória.

Por sua vez, à Casa do Povo de Canha vai ser concedido um apoio de 13 mil euros para comparticipação na aquisição de uma viatura para o serviço de distribuição de refeições no âmbito da valência de apoio domiciliário.

Tal como muitas outras instituições, com o encerramento dos centros de dia e o isolamento social dos idosos, devido ao risco acrescido desta população face à covid-19, também a Casa do Povo de Canha viu redobrar o número de utentes na resposta de apoio domiciliário, contabilizando agora mais de 80 utentes.

A viatura destina-se a fazer face a este aumento de procura, num território rural com distâncias significativas entre núcleos residenciais, o que faz com que, diariamente, o Serviço de Apoio Domiciliário da Casa do Povo de Canha percorra mais de 180 quilómetros para assegurar as três visitas essenciais aos utentes (manhã com higiene, almoço e jantar).