Festa Atalaia - 7 Maravilhas Cultura Popular - Vote 760 207 815

1400x550px 7 maravilhas festas nsatalaia vote telefone 1 1024 2500
2020/06/29

Até 10 de agosto, vote na candidatura da Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia. Vote 760 207 815. Contamos consigo para chegar à final nacional das 7 Maravilhas da Cultura Popular!

A Câmara Municipal do Montijo candidatou a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, ou Festa Grande, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, procurando valorizar e dar mais visibilidade a uma manifestação cultural que é das mais antigas do país e uma referência única na região.

A candidatura passou as primeiras fases de seleção, sendo uma das 7 finalistas regionais (distrito de Setúbal). As próximas etapas de seleção estão nas mãos do público. Durante os meses de julho e agosto, os finalistas regionais estarão sujeitos a votação (através de linhas telefónicas*) para que sejam apurados os finalistas e, posteriormente, no último programa sejam consagradas às 7 Maravilhas da Cultura Popular.

A Festa de N.ª Sra da Atalaia decorre no último fim de semana de agosto, na Atalaia, concelho do Montijo. Embora existam referências a esta Ermida e peregrinação já no séc. XIII, desconhece-se a data da primeira romaria pelo que a romaria dos Oficiais da Alfândega, em 1507 (motivada pela peste que grassou por Lisboa), é tida como o grande momento expansionista do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia.

Esta romaria chegou a contar com trinta círios, que por motivos vários (as invasões francesas, restrições de saúde pública, etc.) foram-se extinguindo. Atualmente são cinco: da Quinta do Anjo, da Carregueira, dos Olhos d’Água (concelho de Palmela), de Azóia (Sesimbra) e o Círio Novo da Jardia (Montijo). Existe, ainda, o Círio dos Marítimos de Alcochete que, também, realiza romaria ao Santuário, mas por altura da Páscoa.

Inicialmente, os romeiros transportavam e colocavam junto ao altar do Santuário uma vela grossa, um círio, de onde resultou o nome dado às romarias organizadas. Hoje, transportam as bandeiras que identificam a sua proveniência e promessa por determinada povoação, localidade ou comunidade.

O Concurso Nacional 7 Maravilhas de Portugal tem como objetivo divulgar e comunicar os valores positivos de uma Identidade Nacional Forte, procurando evidenciar a vivência e reconhecimento do património cultural material e imaterial, elegendo o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições associadas as várias regiões do país.

A edição de 2020 é dedicada à Cultura Popular, através da eleição das 7 Maravilhas do património cultural material e imaterial de Portugal. Tal como nas edições anteriores, a RTP é a televisão oficial. O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

*(custo de chamada 0,60€ + iva - cada telefone tem direito a votação ilimitada // votação possível apenas com números de telefone portugueses)