Autarquia dá início a "Voluntários à Janela"

Voluntarios site 1 1024 2500
2020/07/13

A Câmara Municipal do Montijo deu início ao projeto “Voluntários à Janela”. Técnicos da autarquia, com o apoio de voluntários, estão a visitar alunas e alunos dos Projetos de Envelhecimento Ativo com o objetivo de combater o isolamento social dos seniores.

A iniciativa está no terreno, levando, para além de palavras amigas e confortantes, bons conselhos e até música. Os idosos, que receberam sebentas sobre a quarentena, máscaras e as respetivas bolsas mostraram- se satisfeitos com as visitas.

Este projeto surgiu da necessidade que os alunos dos Projetos de Envelhecimento Ativo (PEA) têm demonstrado em conversar, de se relacionar com outras pessoas e na realização de algumas tarefas, às quais deixaram de ter acesso, desde que foram aconselhados pela Direção Geral da Saúde a ficar em casa, o que, por sua vez, leva ao isolamento social.

Para que os alunos possam manter algumas das suas atividades, são levados até eles, livros, jogos cognitivos, ferramentas digitais e outros materiais que se considerem pertinentes. É, ainda, fomentada a comunicação e a convivência entre os técnicos dos PEA e ou voluntários e os alunos, sendo privilegiada a estimulação cognitiva e o sentido crítico.

As conversas com estes alunos abordam, essencialmente, os temas da atualidade (pandemia, quarentena, Covid-19, entre outros…), tendo o cuidado de fazer chegar aos alunos apenas as informações consideradas relevantes e essenciais nesta área, dotando-os de atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental.

Para segurança de todos são cedidas máscaras aos técnicos da autarquia e aos voluntários, mantendo-se as regras de distanciamento social definidas pela Direção Geral de Saúde em relação aos alunos dos PEA.

Se quiser ser voluntário deste projeto entre em contacto com a Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde, Rua José Joaquim Marques n.º 124 2870-348 Montijo, Telefone 21 232 77 39, E-mail: ddsps@mun-montijo.pt .