Montijo lança Campanha “Sobras têm Valor”

A Câmara Municipal do Montijo está a dar um passo significativo para promover a sustentabilidade e a cidadania responsável com o lançamento da campanha “Sobras têm Valor”. A iniciativa está a decorrer desde o início do mês deste mês de outubro nos Bairros Periféricos da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, alargando-se depois ao restante território e irá focar-se na separação e valorização eficiente de sobras alimentares.
A partir de 31 de dezembro de 2023, a separação na origem e reciclagem de biorresíduos será obrigatória em todo o território nacional, incluindo o setor da restauração (Canal Horeca). A iniciativa do Montijo surge como uma resposta proativa a essa obrigatoriedade e conta com o cofinanciamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), apoiado pelo Fundo de Coesão Europeu.
A valorização das sobras que produzimos no nosso dia-a-dia é um ato de respeito mútuo e um investimento no bem-estar coletivo”, afirma Nuno Canta, Presidente da Câmara Municipal. Segundo estatísticas, cerca de 40% do total de resíduos produzidos são sobras de alimentos, que podem ser transformados em novos produtos como composto para solos, biogás e energia elétrica através de tecnologias de compostagem e de digestão anaeróbia.
O projeto não é apenas destinado ao setor residencial, mas também a setores específicos como hotéis, restaurantes e cafés. “Para garantir o sucesso do projeto precisamos de todos. Este é um esforço comunitário e cada um tem um papel a desempenhar”, aponta o comunicado da autarquia.
Equipas de sensibilização devidamente identificadas entrarão em contacto com os residentes para explicar o projeto e solicitar a sua participação através do preenchimento de um formulário de adesão. O desempenho da campanha será monitorizado através de indicadores para ajustes futuros.
O projeto faz parte de um plano mais amplo de sustentabilidade que visa abranger todo o território nacional até 2030. “O envolvimento de todos fará do concelho do Montijo um exemplo a seguir em termos de gestão ambiental e de sustentabilidade”, conclui o comunicado à população.
Para mais informações sobre como participar nesta iniciativa, os interessados podem entrar em contacto com a Câmara Municipal do Montijo.
Mais informação AQUI.