06. As Portas da Cidade

Saia do espaço envolvente do Centro Comercial Alegro e siga pela circular externa até chegar à Rotunda das Portas da Cidade, esta peça trata-se de um pórtico (referência aos tradicionais arcos nas entradas das cidades), em que uma porta com os batentes abertos de par-em-par, segundo a intenção dos autores, expressa o lema “Montijo – Uma cidade de portas abertas”.
Colocada na entrada na cidade, a escultura monumental em betão branco com 14 metros de altura da autoria de Nuno Teotónio Pereira (arquiteto) e Irene Buarque (escultora), “de forte sentido escultural”, “como que a dar as boas vindas aos visitantes”, demonstra a hospitalidade e acolhimento franco sem reservas.
Em termos de composição, os artistas procuraram executar “uma estrutura dinâmica, como contraponto à veloz giração dos carros na rotunda”. A “disposição dos batentes é (…) assimétrica, por forma a que as portas se abram acompanhando o movimento de quem entra na cidade”.
A leitura da obra é “variável ao longo do dia, consoante a incidência dos raios solares”. Foi inaugurada no dia 14 de agosto de 2001.
Av. das Portas da Cidade
2870 Montijo