Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia - 17 de maio















Para assinalar o dia 17 de maio - Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, a Câmara Municipal do Montijo vai levar a efeito a campanha on-line #direitoslgbtqia+ nas redes sociais, de 15 a 21 de maio.
Através da Campanha #direitoslgbtqia+, a Câmara Municipal do Montijo pretende evocar os direitos alcançados, pelas pessoas com diferentes orientações sexuais, identidades ou expressões de género e características sexuais.
À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal do Montijo vai, também, hastear da bandeira LGBTI nos Paços do Concelho, como forma de apoiar a luta pelos direitos das pessoas LGBTI e relembrar as vítimas de discriminação e crimes de ódio.
Recordamos que no passado dia 21 de abril, o Parlamento português aprovou projetos-lei que reforçam a proteção dos direitos humanos das pessoas transexuais e homossexuais, através da garantia da autodeterminação de género nas escolas e da proibição e criminalização das práticas de conversão de orientação sexual forçada.
Recordamos que o 17 de maio, foi o escolhido para comemorar a decisão da Organização Mundial da Saúde tomada em 1990, que desclassificou a homossexualidade como um transtorno mental.
Estes direitos, apesar de consolidados e importantes no caminho percorrido da não discriminação e na defesa dos direitos humanos em Portugal, não o são noutros países onde a homossexualidade ainda é ilegal e as relações sexuais consentidas entre pessoas do mesmo sexo são punidas com a mais gravosa sanção, a pena de morte.
Estas iniciativas inserem-se no âmbito do Objetivo Estratégico 7: promover os Direitos Humanos das pessoas Lésbicas, Gays e Bissexuais, promover os Direitos Humanos das Pessoas Trans e Intersexo, do Plano de Ação Local para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação do Montijo.